Montagem/Organização de Cabeamento Extruturado.
A idéia central do cabeamento estruturado é cabear todo o prédio de forma a colocar pontos de rede em todos os pontos onde eles possam ser necessários. Todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede. Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas a instalação fica pronta para quando precisar ser usada. A idéia é que a longo prazo é mais barato instalar todo o cabeamento de uma vez, de preferência antes do local ser ocupado, do que ficar fazendo modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.
Tudo começa com a sala de equipamento (equipment room), que é a área central da rede, onde ficam os servidores, switches e os roteadores principais. A idéia é que a sala de equipamento seja uma área de acesso restrito, onde os equipamentos fiquem fisicamente protegidos.
Montar uma rede doméstica é bem diferente de montar uma rede local de 100 pontos em uma empresa de médio porte. Não apenas porque o trabalho é mais complexo, mas também porque existem normas mais estritas a cumprir. O padrão para instalação de redes locais em prédios é o ANSI/TIA/EIA-568-B, que especifica normas para a instalação do cabeamento, topologia da rede e outros quesitos, que chamamos genericamente de cabeamento estruturado. No Brasil, temos a norma NBR 14565, publicada pela ABNT em 2001.
O que é o cabeamento estruturado?
É a disposição organizada de conectores e meios de transmissão de redes de dado e voz, internet, redes internas e telefonia.
Esse mecanismo de organização surgiu na década de 1980, e nos anos de 1990, progrediu imensamente, a ponto de ser necessário adotar a criação de normas, para que os procedimentos, cabos e conectores fossem padronizados.
O sistema de cabeamento permite a transmissão de qualquer tipo de sinal elétrico que envolva dados, telefonia, áudio, vídeo, segurança e controles ambientais. Podendo ser convencional ou não, de baixa ou alta intensidade, não importando o fornecedor ou produto escolhido.
O cabeamento estruturado é um sistema composto por subsistemas, e cada um possui suas próprias especificações de instalação e desempenho.
Seu projeto deve promover a conexão destes sistemas, ao mesmo tempo em que deve ser flexível, permitindo mudanças e alterações ágeis com controle e sem a perda de qualidade. Isto significa que todas as alterações precisam ser possíveis, sempre seguindo padrão de documentação, identificação e flexibilidade.
O principal papel é descomplicar procedimentos administrativos, de manutenção e resolução de problemas internos e externos de rede.
Quando as instalações são realizadas de maneira correta e em acordo com as especificações necessárias, duram pelo menos 10 anos. Além disso, a confiabilidade da rede melhora muito com a implantação do cabeamento estruturado.
Por que usar o cabeamento estruturado?
Uma empresa que almeja o sucesso profissional dentro do seu segmento, precisa contar com um excelente trabalho em equipe e flexibilidade.
As organizações, independente do porte, sofrem constantes mudanças, que invariavelmente contam com a reorganização ou movimentação de pessoas, juntamente com seus espaços de trabalho e serviços.
O sistema de cabeamento estruturado foi criado para acomodar tais mudanças frequentes, alterações e acréscimos, de uma forma eficaz, segura e resistente. Ele é a base de uma rede moderna de informações.
Em uma possível reestruturação empresarial, o sistema de cabeamento estruturado evita a perda de tempo com alterações e manutenções. Além de possuir um imenso ciclo de vida, ele ainda previne congestionamentos de dados que podem diminuir seriamente a performance da rede de sua empresa.
É preciso possuir uma moderna tecnologia de informação para se manter competitivo dentro do cenário empresarial atual.
A capacidade de possuir uma rede de transmissão de dados interna e externa eficiente e rápida pode lhe manter com a vantagem no meio corporativo.
É importante que uma rede corporativa suporte aplicações de voz, vídeo, dados e multimídias. Para que sua capacidade de crescimento tecnológico seja ampliada, é preciso que ela possua um sistema de cabeamento estruturado confiável e de fácil gerenciamento.
Em um sistema de cabeamento estruturado cada tomada instalada em uma área de trabalho é uma tomada de telecomunicações e pode ser usada para qualquer aplicação disponível na rede, indistintamente.
Em cabeamento estruturado não há tomadas específicas para voz e para dados. Dependendo das posições em que são conectados os patch cords nos distribuidores de piso, uma tomada usada para voz pode ser facilmente remanejada para um serviço de dados e vice-versa.
Este conceito é geralmente mal interpretado pelos profissionais de cabeamento no Brasil e, por isso, muitas instalações vendidas como estruturadas não são mais do que sistemas independentes e isolados, cujos pontos de uso terminam em uma mesma área de trabalho.
Para mais informações entre em contato conosco